quinta-feira, 21 de maio de 2009

Jacareí na busca da Sustentabilidade

Participei ontem dia 20 da plenária festiva de abertura do Orçamento Participativo de 2009, que aconteceu, na Casa Viva Vida, localizada na rua Itapira nº 260, Jardim Mesquita.
Sou um militante antigo do setor de gestões públicas, mais especificamente das áreas de “transporte e trânsito urbano”, moro em São Paulo, mais já morei em varias cidades do Estado de São Paulo, inclusive do Vale do Paraíba, e por razões obvias já participei de algumas experiências e reuniões sobre o tema em foco da reunião citada.
Fiquei impressionado com a história contada pelo prefeito quando relatou que em uma das reuniões passadas em determinado bairro, que não vem ao caso o nome, sua população (do bairro aonde estava sendo discutido a alocação de recursos do Orçamento Participativo) tinha que decidir se votaria em melhorias locais ou pelo saneamento básico de levar água a outro bairro, que ainda não gozava deste beneficio elementar. E aquela população votou por endereçar o recurso ao bairro carente de água encanada.
De fato o que impressionou e cabe esta reflexão é o grau de maturidade atingido pela população de Jacareí, no aspecto ético, moral e social, sem falar da ferramenta “Orçamento Participativo” que já a muito tempo sabemos de sua relevância e importância para o administrador público cumpridor de seus deveres.
Tenho a impressão que atingir este nível de consciência coletiva é o que no fundo é a sustentabilidade que buscamos e que devemos esperar das praticas democráticas e transparentes.
O objetivo das OP(s) é muito maior, ao meu ver, do que propor a população a transparência da distribuição do recurso público ou de proporcionar a esta o poder de decidir aonde investir.
E se estes foram os parâmetros que orientaram os criadores desta prática, garanto que buscaram o “bom” e acertaram no “ótimo”, é só olhar para esta experiência relatada pelo prefeito.
Parabéns aos moradores de Jacareí, por tudo que já falei, pelo amadurecimento político e antes de mais nada pelo espírito de solidariedade.
Eduardo

2 comentários:

  1. Não dá mais pra falar em futuro. O futuro é aqui e agora! A busca de uma cidade mais sustentável, justa e próspera precisa ser realizada hoje. E uma gestão pública comprometida com o povo o tráz a participar consigo nessa contrução. O OP é um dos instrumentos mais eficazes e eficientes nessa participação e co-responsabilidades. A maturidade do povo de Jacareí é reflexo dos últimos 08 anos em que vêm tendo o privilégio de construírem sua cidade. E daí a compreensão - a prática e o exercício têm transformado a população em verdadeiros cidadãos.
    Parabéns pelo artigo!
    E parabéns ao povo de Jacareí que governa junto com seu governante!
    Andréa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Facchini, aqui é o Bicarato. Só pra constar, e abrir mais um canal de conversação, ok? O Alfarrábio tá aqui:
    www.alfarrabio.org
    Abraços

    ResponderExcluir