domingo, 8 de março de 2009

Mobilidade Urbana Sustentável

"Mobilidade Urbana é o resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. Isso significa que o conceito de mobilidade urbana vai além do deslocamento de veículos ou do conjunto de serviços implantados para estes deslocamentos. Pensar a mobilidade urbana é mais que tratar apenas transporte e trânsito". (Ministério das Cidades, 2006)


Mobilidade Urbana Sustentável

A preocupação com o desenvolvimento sustentável tem incentivado o estudo e a implantação em diferentes setores, de medidas e procedimentos que contribuam para a harmonização das áreas urbanas.

Assim um de nossos principais desafios, em Jacareí, tem sido entre outros a implementação de um Plano Viário Sustentável, que faz parte de nosso programa de governo, como a finalização da pavimentação da Avenida do Cristal, revitalização da Avenida Getúlio Vargas, pavimentação da Rua João Américo, ligação da Nilo Máximo com Siqueira Campos, implantação da 3ª Ponte, implantação da Rodoviária no Jardim Santa Maria e varias outras intervenções planejadas para os próximos anos.

Mesmo vaga, a palavra “sustentabilidade” tem sempre a pretensão de considerar simultaneamente os impactos das atividades humanas numa perspectiva ambiental urbanística, de coesão social e de desenvolvimento econômico, tanto para atual como para as gerações futuras.

A avaliação de impactos é cada vez mais necessária em todos os campos de intervenções políticas para decidir sobre a utilização ótima dos recursos limitados de que se dispões, a fim de intensificar a competitividade econômica, minorar os impactos urbanísticos, melhorar o ambiente e aumentar a coesão social.

Neste sentido, a “mobilidade urbana sustentável” é uma questão chave para nosso governo, portanto os métodos e praticas para atingi-la devem ser delineados, experimentados e divulgados para abrir caminho a melhorias na qualidade de vida, ao conforto, à segurança e a sensação visualmente agradável aos se deslocar pela cidade.

Na elaboração de uma política pública para o trânsito e o transporte urbano de nossa cidade, temos que considerar os costumes, cultura, características físicas e sociais. Sabemos e não somos ingênuos a ponto de imaginar uma cidade que não leve em conta o uso do automóvel, e nem seria de bom senso.

Mas temos que nos guiar pelas dimensões do desenvolvimento sustentável, e nelas a mobilidade sustentável deve ser vista sob dois enfoques: um relacionado com a adequação da oferta de transporte ao contexto sócio econômico e outro relacionado com a qualidade de vida.

No primeiro enfoque, se enquadram medidas que associam o transporte ao desenvolvimento urbano e equidade social em relação aos deslocamentos e no segundo se enquadram a tecnologia e o modo de transporte a ser utilizado, procurando garantir a acessibilidade universal e o bem estar do cidadão.

A idéia é fazer deste espaço um lugar comum na busca de uma identidade para a nossa forma de “Mobilidade Urbana Sustentável”.
Assim convidamos a todos a participarem.
Um abraço
Dalton